EnglishPortugueseSpanish

Palestra com Erik Penna busca otimismo e atrai mais de 400 pessoas no Empreenda Caraguatatuba

Erik Penna em apresentação na primeira noite do Empreenda (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O palco do Empreenda Caraguatatuba recebeu na noite desta quinta-feira (2) o renomado palestrante internacional Erik Penna. O especialista em gestão de pessoas e escritor possui artigos publicados em diversos veículos de comunicação.

Penna ministrou a palestra ‘Atitudes Criativas para Superar a Pandemia’ para mais de 400. A participação do especialista marcou o encerramento do primeiro dia da feira de empreendedorismo.

A palestra foi fundamental em 10 atitudes, ou passos, para auxiliar empreendedores a encontrar algo que os diferencia de seus concorrentes e ver o que precisa ser aprimorado ou melhorado.

Para iniciar a palestra, o escritor do livro ‘A Arte de Encantar Clientes’ mostrou o poder da pergunta. “O que posso fazer de melhor hoje?”. Depois, abordou que é necessário ter foco nas possibilidades. “Não devemos olhar para a crise e pensar no que as outras pessoas estão fazendo”, disse. “Pessoas fortes têm solução”, complementou.

Erik Penna em apresentação na primeira noite do Empreenda (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Conforme Penna, a presença on-line é essencial para a expansão dos negócios e, por isso, o empreendedor não deve se esquecer da internet. “Aposte no marketplace e não se esqueça do whatsapp”, orientou. Ele também deu dicas para atrair a clientela. Uma delas é utilizar o Google Meu Negócio. A ferramenta é gratuita e promove a empresa com muita facilidade.

Ao indicar o whatsapp, o especialista pediu cautela e atenção aos erros que o empreendedor pode cometer. “É preciso ter cuidado para não perder a credibilidade, principalmente em relação ao tratamento do cliente”, explicou.

Outra atitude é a capacitação. É primordial preparar o funcionário para atender bem não só o turista, mas também o morador. “Você já está preparado para a temporada?”, questionou Penna. 

Para ter sucesso, o cliente deve estar satisfeito com o que lhe é oferecido. Segundo o palestrante, essa pessoa pode auxiliar na promoção do negócio. “Surpreenda o cliente para que ele fique satisfeito e volte mais vezes, faça elogios e indique para outras pessoas”, orientou.

O público também aprendeu que a personalização ajuda a ser melhor do que a concorrência e que tornar algo único pode atrair mais clientes. Penna explicou que “quando o atendimento encanta o cliente, não é preciso vender. Ele compra”.

O otimismo é uma decisão, mas é necessário disposição para enfatizar algo positivo. Para Penna, a pessoa deve enxergar o lado bom das coisas e “esquecer a dificuldade e separar a vida de situação de vida”. “Às vezes, a gente acha que a situação difícil é pra sempre, mas não”, complementou.

Penna se referiu à palestra como “vitamina de otimismo” e disse ainda que “precisamos transbordar otimismo”. “Você reflete o que fala”. Ele encerrou a noite com uma reflexão e citou o trecho bíblico que relata o primeiro milagre de Jesus. “Ele transformou água em vinho para que a festa pudesse continuar e alegria não acabar”.

Prefeito Aguilar Junior faz a abertura do evento na Praça da Cultura (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior esteve presente durante toda a palestra. Em um breve discurso, ele ressaltou a vontade e o ânimo que “é preciso ter para voltar com os negócios”.

Aguilar Junior ainda ressaltou que “o empreendedor tem que fazer diferente, buscar a mudança e fazer a diferença”. “Esse evento é o pontapé inicial para a nossa retomada”, concluiu.

Compartilhar
Tweetar
Compartilhar
WhatsApp
realização
fale com a gente

EMPREENDA CARAGUÁ  – REALIZAÇÃO PREFEITURA DE CARAGUATATUBA | WEBSITE DESENVOLVIDO POR SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO