Palestra do Sebrae destaca importância da inteligência emocional nos negócios

Palestrante no Empreenda Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O 3º Empreenda Caraguatatuba 2021 recebeu a palestra “Inteligência Emocional nos Negócios” na tarde desta quinta-feira (2/12), na Praça da Cultura, no Centro. Durante uma hora, os participantes conheceram técnicas para agir com inteligência emocional na hora de tomar decisões relacionadas à empresa.

A consultora de negócios do Escritório Regional do Sebrae de São José dos Campos, Priscila Yuri Tanihara, abordou algumas competências essenciais para o dia-a-dia da empresa. “A adaptabilidade, que é a habilidade de ler o contexto e se adaptar à nova realidade, como aconteceu nesse novo normal (pós Covid-19). O equilíbrio emocional que é a habilidade de analisar as emoções e o significado de cada uma delas para se posicionar de forma consciente. A resolução de problemas que é habilidade de ler um problema sem o envolvimento emocional. E a empatia ou promover um ambiente empático, que é a habilidade de ler o outro”, explanou.

Participantes de uma das palestras do Empreenda Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A palestra também envolveu os seguintes temas: “Busque o autoconhecimento”; “Observe e analise o seu comportamento”; “Gerencie as suas emoções”; “Atue conforme a zona de influência e a zona de preocupação”; “Seja empático”; “Saiba se comunicar”; “Conheça seus limites e busque apoio sempre que precisar”; “Trabalhe seu modelo mental”; “Analise, pense e reflita antes de agir, não aja por impulso”; e “Exercite sempre a Inteligência Emocional”.

Abertura

A palestra “Time is Money: Administrando o Tempo”, com o Professor Mestre, Ricardo Maroni Neto, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, foi a primeira da maior feira de empreendedorismo da região na tarde desta quinta-feira. O professor universitário trouxe técnicas e ferramentas para otimização do tempo com enfoque na execução de tarefas com mais eficiência.