Serviços da Prefeitura levam facilidades para expositores e população no Empreenda Caraguatatuba 2021

Visitante recebe vacina no estande da Saúde (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Um evento focado para o empreendedorismo, com a circulação de milhares de pessoas por dias e mais de 80 expositores. Esse é o cenário ideal para a Prefeitura de Caraguatatuba colocar seus serviços para atendimento ao público participante do Empreenda Caraguatatuba 2021.

Equipes das secretarias de Saúde, Administração, Turismo, Tecnologia da Informação, Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca além do Fundo Social, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo, entre outros, estão nesses três dias apresentando algumas ações que podem ser solicitadas e realizadas ao longo do ano.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fez questão de destacar a importância desse atendimento dentro de um evento como o Empreenda. “É uma forma de aproximação com a população e empreendedores para mostrar esses serviços e até mesmo agilizar algumas ações”, como, por exemplo, a aplicação da vacina contra a Covid-19 e um material distribuído ao empresário sobre como se tornar um fornecedor da Prefeitura.

Essa orientação está sendo feita pelos servidores da Secretaria de Administração que explicam sobre o processo de compras e licitações e até criaram um QR Code para que as empresas possam ser inscritas para participar dos processos licitatórios. “Nossa equipe também vai participar das Rodadas de Negociação entre os empreendedores”, destaca o secretário da pasta, Eduardo Cursino.

#pracegover: Estande da Saúde oferece diversos serviços (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Pela Saúde, com a vacinação a expectativa é imunizar cerca de 150 pessoas até o final do evento, além de aferição de pressão arterial, dextro (diabetes) e orientação em relação à dengue.

O Meio Ambiente apresenta os programas existentes como coleta seletiva, Ecopontos, Adote um Verde, entrega de mudas nativas como Manacá e Pitanga, além de fazer uma pesquisa com as empresas sobre quais programas teriam interesse.

A Educação Ambiental da Seduc mostra aos visitantes programas desenvolvidos pelos alunos como a Horta Educativa, além de ações como observação de aves, visita a viveiro, planto em escolas e o papa-pilha.

Já o Turismo está com um espaço para a divulgação de Caraguatatuba e uma área “instagramável”, com uma réplica de paraglider, para os ligados em redes sociais fazerem fotos e vídeos.

Delícias da confeitaria feita por ex-alunas do curso de qualificação do Fundo Social e hoje empreendedoras (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Na linha do empreendedorismo, o Fundo Social, em parceria com o Senai, abriu espaço para ex-alunas, agora micro empreendedoras individuais (MEIs), que fizeram curso de confeitaria e hoje, além de qualificadas, também são produtoras empreendedoras. A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, destaca, ainda, a oportunidade para que essas empreendedoras possam aumentar sua clientela.

Para quem precisa de recursos para investimento, a equipe do Banco do Povo tem oferecido toda a orientação sobre as linhas de crédito disponíveis que variam de R$ 200,00 a R$ 21 mil e podem ser parceladas em até 36 vezes com carência de três meses e taxa de juro de 0,35  ao mês.

O gestor do Banco do Povo, Cauê Luan Rubio Beisiegel, explica que a premissa da agência é o fornecer oportunidade para o empresário ter recursos com juros baixos para poder comprar ferramentas, ter estímulos nos negócios e adquirir produtos para revenda.