4º Empreenda Caraguatatuba bate recordes e termina com R$ 13 milhões em negócios e mais de 11 mil visitantes

Um verdadeiro sucesso! Terminou na noite deste sábado (29/10), na Praça da Cultura, no Centro, o 4º Empreenda Caraguatatuba, o maior evento de empreendedorismo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Foram R$ 13 milhões em negócios fechados durante o evento, superando os R$ 11 milhões de 2021. Além disso, mais de 11 mil visitantes passaram pelos quatro dias da feira, ante os 5 mil do ano passado.

O encerramento do 4º Empreenda Caraguatatuba foi realizado no local que simbolizou a movimentação de negócios na feira, a Praça do Sino. A cada badalada do sino era um negócio fechado pelos 107 expositores que estiveram presentes no evento. Ao todo, o sino tocou 427 vezes durante o evento.

O gerente regional do Sebrae, Jardel José Busarello, destacou a parceria e o compromisso da Prefeitura de Caraguatatuba para o empreendedorismo. “Caraguatatuba não cansa de criar e incentivar meios para que empresas e empresários tenham espaços e motivações no município. Essa feira é um grande exemplo disso, a qualidade é imensurável”, disse.

Já o prefeito Aguilar Junior destacou o sucesso do evento e as marcas alcançadas nesta edição. “Foi um sucesso e quero agradecer a todos os expositores pela confiança no evento. Definitivamente, Caraguatatuba virou a capital do empreendedorismo”.

Ele confirmou, ao final, que o 5º Empreenda Caraguatatuba já tem data para ocorrer em 2023: de 25 a 28 de outubro.

Empretec

O encerramento do 4º Empreenda Caraguatatuba contou, ainda, com a formatura de 24 pessoas que participaram do curso Empretec, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido em 40 países. É exclusivo do Sebrae no Brasil e em Caraguatatuba foi 100% subsidiado pela Prefeitura.

O aluno Jeferson Tilvitz agradeceu a oportunidade pelo aprendizado. “Foram momentos incríveis, deixei minha família em casa, meus filhos, mas sabendo que estou contribuindo para o meu futuro como empreendedor. Embora seja contador, eu busquei no curso entender o que cada ramo precisa para buscar novas oportunidades”, disse.

Já a aluna Viviane Rosa fez questão de agradecer o empenho da Prefeitura e do Sebrae para a realização do curso. “Agradeço o incentivo da Prefeitura e do prefeito Aguilar Junior por acreditar nos empretecos e empretecas”.

Jardel Busarello falou da parceria da Prefeitura e Sebrae no evento. “Foram palestras, rodadas de negócios, rodadas de créditos e muitos negócios. Formar mais uma turma Empretec é gratificante, é só o começo do sucesso”, ressaltou.

O prefeito Aguilar Junior falou da importância de se investir em qualificação. “Enquanto poder público, investimos nas parcerias para qualificar a mão de obra e o empresário. São cursos importantes e gratuitos, basta a pessoa querer se qualificar. É o primeiro passo para se praticar o empreendedorismo”, comentou.

Ao final, ele confirmou a realização de mais quatro cursos Empretec para 2023, em parceria com o Sebrae.

Compras Públicas

Entre as palestras do dia, a consultora Tatiana Sapla falou sobre compras públicas. “A Prefeitura de Caraguatatuba já sinalizou que quer comprar mais com fornecedores da cidade e é importante que os pequenos empreendedores tenham conhecimento que existe legislação específica que dá benefícios para pequenos empresários participarem de licitações públicas com governos”, explicou.

Ainda segundo ela, para quem vende para órgãos públicos não existe crise. “Em tempos de crises, quem continua comprando são os governos e para o pequeno empresário é uma estratégia mirar prefeituras, governo do Estado e governo Federal”, alertou.

Empreendedorismo feminino

Outra palestra de destaque no último dia foi “Empreendedorismo feminino na prática”, com a consultora Tatiana Amorim.

Segundo ela, o Brasil é o sétimo país do mundo com maior número de mulheres empreendedoras, representando 58% do total de empreendedores brasileiros. “70% das mulheres empreendedoras são autônomas e são muito mais digitalizadas que os homens. Esse filão precisa ser explorado pelas mulheres, pode ser o meio termo: fechar o negócio online ou pessoalmente também”, destacou.

Motivos para inovar no negócio

A última palestra do 4º Empreenda Caraguatatuba foi proferida por Yuri Solano com o tema “Motivos para você inovar no seu negócio”.

Segundo o consultor, inovar é fazer algo novo com resultado. “Quanto mais eu entrego, mais eu cobro. Todos podem inovar, basta olhar para a jornada do cliente”, disse.

Para inovar, ele citou que é necessário saber a vantagem da inovação, buscar a liderança de mercado, a vantagem competitiva e o aumento de produtividade.

“O consumidor está mais consciente, mais empoderado, a tecnologia está aliada ao consumo e o empreendedor precisa ter cuidado com fatores externos, como a pandemia, por exemplo”, finalizou.