5º Empreenda Caraguatatuba realiza formatura Empretec, maior programa de qualificação empreendedora no mundo

Diversas oportunidades são proporcionadas aos empreendedores da cidade, sempre com objetivo de movimentar o comércio local e gerar emprego e renda. No último dia do 5º Empreenda Caraguatatuba, 28 pessoas se formaram no Seminário Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo.

O Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Em Caraguatatuba, a parceria foi com a Prefeitura que custeou 100% do curso, sendo totalmente gratuito aos participantes.

De acordo com o Sebrae, empreender é acreditar no seu potencial. Ser um Empretec é dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso e encontrar o empreendedor que está dentro de cada um.

O Empretec é definido como um seminário intensivo, destinado a aumentar o potencial da pessoa para gerir melhor o seu empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido.

Entre as atividades, os participantes aprenderam mais do que técnica de empreender. Descobriram seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolveram suas capacidades e passaram por uma imersão de seis dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora.

As características de empreendedores de sucesso são: busca de oportunidades e iniciativas; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contato e independência e autoconfiança.

Para o prefeito Aguilar Junior, o Empretec é um curso que muda a vida das pessoas. “A oportunidade é o aluno quem faz e gostei de ver a energia dos formandos, esse é o diferencial do Seminário. Nosso investimento é para que a cidade continue próspera todos os dias”, destacou.

A empreteca Joelma Aparecida Carlota disse que o curso foi um divisor de águas em sua vida. “Muda completamente nossa cabeça, seja profissional ou pessoal, abre nossa mente para tudo e nos faz enxergar a vida de forma diferente com muito mais oportunidades”, contou.