O último dia do 6º Empreenda Caraguatatuba foi marcado pela formatura de 25 pessoas no Seminário Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do seminário foi na noite deste sábado (26/10), na Praça da Cultura, no Centro.
O prefeito Aguilar Junior e o gerente regional do Sebrae do Escritório de São José dos Campos, Paulo Cereda, participaram do evento. Desde 2017, sete turmas concluíram o Empretec gratuitamente.
O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), promovida em cerca de 40 países, voltada para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae desde 1993. Em Caraguatatuba, a parceria foi com a Prefeitura, que custeou 100% do curso, sendo totalmente gratuito aos participantes.
De acordo com o Sebrae, empreender é acreditar no seu potencial. Ser um Empretec é dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso e encontrar o empreendedor que está dentro de cada um.
O Empretec é definido como um seminário intensivo, destinado a aumentar o potencial da pessoa para gerir melhor o seu empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido.
Entre as atividades, os participantes aprenderam mais do que técnica de empreender. Os “empretecos” e “empretecas” descobriram seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolveram suas capacidades e passaram por uma imersão de seis dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora.
A metodologia Empretec (Empretec Training Workshop) trabalha características empreendedoras como busca de oportunidades em três conjuntos: Conjunto de Realização – busca de oportunidade e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, correr riscos calculados; Conjunto de Planejamento – estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, e busca de informações; e Conjunto de Poder – persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.
A empreteca do ramo do tráfego, Beatriz Rodrigues Danese, disse que se descobriu como empreendedora após a sua imersão no Seminário empretec. “Antes do Empretec, eu não reconhecia de fato como uma empreendedora, mas saí de lá falando: ‘Eu sou empreendedora e sei das minhas capacidades.’ Conheci muita gente na mesma sintonia que eu e percebi que não estava mais sozinha, tinha toda uma rede de apoio forte comigo”, reconheceu.
Para o prefeito Aguilar Junior, o Empretec é um curso que muda a vida das pessoas. “Essa é mais uma das oportunidades oferecidas pela parceria desenvolvida entre o Sebrae e a Prefeitura de Caraguatatuba nesses oito anos de governo. Formamos mais uma turma do Empretec que vai mudar positivamente a vida da cidade”, destacou.