Durante a 4ª edição do Empreenda Caraguá, realizada entre 26 e 29 de outubro, as técnicas da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Maria Elvira Alves e Rosana Passos, percorreram 38 estandes de empresas para apresentar o Programa de Empregabilidade para pessoas com deficiência (PcD) aos empresários participantes.
O setor de Empregabilidade da Sepedi recebe currículos de PcD e idosos que queiram ingressar no mercado de trabalho, faz prospecção de vagas nas empresas locais, encaminha os interessados, dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.
“Tivemos uma boa recepção durante as visitas. Muitos empresários locais ainda não sabiam do trabalho desenvolvido pelo setor de Empregabilidade. O Empreenda Caraguá foi uma ótima oportunidade para divulgarmos nossas ações”, afirmou Alves.
A empresária Milene Rodrigues, da Autoescola Objetivo, disse que não conhecia esse serviço. “Achei interessante e já demonstrei interesse em contratar pessoas com deficiência e idosos de acordo com as vagas oferecidas”, comentou.
No primeiro quadrimestre de 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 89 atendimentos, 173 encaminhamentos a empresas e efetivou uma contratação. Entre maio e agosto, o número de atendimentos saltou para 206, encaminhamentos para 225 e efetivações de contratações, 20. Somente em setembro foram 26 atendimentos, 38 encaminhamentos e uma contratação.
Maria Elvira explicou que a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro na Sepedi dos interessados; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.
“Após esse processo, prestamos apoio aos contratados e aos contratantes parceiros na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também relacionamento com os colegas”, afirmou.
Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho e também empresas que queiram consultoria nesta área podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda a sexta, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.