Parque Juqueriquerê leva projetos ambientais para a maior feira de empreendedorismo do litoral Norte

WhatsApp Image 2024-10-24 at 13.55.32

O Parque Natural Municipal Juqueriquerê participa pela primeira vez do Empreenda Caraguatatuba, oferecendo uma plataforma para que moradores e turistas conheçam alguns dos projetos ambientais da Prefeitura.

A iniciativa foca nas ações da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e aposta no empreendedorismo local para propagar as ações e fazer pontes com outras empresas ligadas ao meio ambiente.

Quem visitar o estande do parque vai interagir com diversos projetos, incluindo as cartilhas sobre arborização urbana e informativos do próprio parque Juqueriquerê. Também poderão ver em destaque algumas fotos especiais da fauna local, incluindo a Saíra-sete-cores, ave símbolo da cidade, registrada durante o concurso de fotografia realizado no começo deste ano.

Para melhorar, os visitantes receberão brindes sustentáveis, como o papel semente feito a partir do material descontaminado das bitucas de cigarro, coletadas por meio do programa “Caraguatatuba sem Bitucas”. Também estão à venda copos reutilizáveis exclusivos com a logomarca do Parque Juqueriquerê e Fundo Social de Solidariedade.

Os copos possuem capacidade para 500 ml, são acompanhados por canudos, e tem o objetivo de reduzir o uso de plástico descartável. Essa é uma opção para aqueles que não levam copos próprios ou desejam adquirir um souvenir. Além de pensar no meio ambiente, o visitante também garante uma lembrança do local.

De acordo com a secretária adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian, a participação na feira de empreendedorismo de Caraguatatuba é uma grande oportunidade. “O Empreenda Caraguá é mais do que uma vitrine para negócios locais, também destaca as iniciativas da prefeitura voltadas ao meio ambiente. Para nós, é uma grande oportunidade poder participar”, contou.

Desde sua inauguração em 20 de abril de 2023, o Parque Natural Municipal Juqueriquerê tem se tornado um espaço para observação da fauna e flora local, oferecendo trilhas, oportunizando estudos acadêmicos e visitas a centros de exposições. Ele serve como um local de aprendizado e convivência para a comunidade.

O Empreenda Caraguatatuba, por sua vez, já alavancou negócios e expandiu o networking de muitas empresas. Em cinco anos, registrou R$ 56,5 milhões em vendas concretizadas pelas empresas participantes, mostrando um bom alcance e trabalho ao longo das edições.