Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the dynamic-content-for-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/carag018/public_html/empreenda/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the embedpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/carag018/public_html/empreenda/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the mask-form-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/carag018/public_html/empreenda/wp-includes/functions.php on line 6121
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros – Empreenda Caraguatatuba
EnglishPortugueseSpanish

Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

César Augusto Ilódio Alves fala da necessidade de cativar o cliente (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O ciclo de palestras do segundo dia (sexta-feira) do Empreenda Caraguatatuba foi aberto com a participação de César Augusto Ilódio Alves, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Caraguatatuba.

O tema da palestra ministrada pelo especialista em gestão e marketing foi o ‘Atendimento: Uma Excelente Ferramenta para Retomar os Negócios e os Lucros’. Cerca de 40 pessoas, entre funcionários e empresários, participaram do momento.

O assunto central da palestra foi a busca de como melhorar e aprimorar o atendimento ao cliente, seja ele híbrido ou presencial. Mas como agradar todos os clientes, já que, segundo o docente, “existem vários tipos como  aquele que só vai para olhar, o estressado, o indivíduo indeciso?. Agradar não é uma tarefa fácil, entretanto é fundamental para o aumento dos lucros”.

Segundo Alves, o cliente é o que mantém o negócio e para mantê-lo é necessário realizar um processo eficaz que garanta a fidelidade dessa pessoa. “Durante o atendimento, é primordial que você busque ser amigo do cliente”, orientou.

O processo citado pelo palestrante é baseado na forma de como o cliente é atendido e na relação e interação com ele. Todo o processo necessita de um começo, meio e fim adequados ao que a empresa busca.

Para Alves, a empresa reflete o que a equipe é. O reflexo da empresa pode ser vistos quando os funcionários, e até o proprietário, estão com as caras amarradas e emburradas e demonstram que estão sem vontade de trabalhar.

César Augusto Ilódio Alves é recebido para falar da necessidade de cativar o cliente (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Saber ouvir o cliente mesmo ele sendo exigente, ou ignorante, também faz parte do sucesso de uma empresa. “Por mais que parece estranho, são esses clientes que irão ajudar a criar os processos para melhoria do atendimento”, explicou.

Para finalizar, o especialista explicou que ouvir, estar atento e perceber o que acontece são ações importantes para que haja o crescimento e desenvolvimento do negócio.

O IFSP de Caraguatatuba também participa do Empreenda Caraguatatuba e conta com um espaço para atendimento e dicas de gestão. Os profissionais do campus estão instalados no estande 47, próximo ao local onde são realizadas as palestras.

Compartilhar
Tweetar
Compartilhar
WhatsApp
realização
fale com a gente

EMPREENDA CARAGUÁ  – REALIZAÇÃO PREFEITURA DE CARAGUATATUBA | WEBSITE DESENVOLVIDO POR SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO